Protegendo sua planilha de forma simples e eficiente

Qualquer que seja o uso de sua planilha, você precisa proteger com uma senha segura para manter seus dados protegidos contra invasores.

Porém, a senha padrão para o Excel não mantém seus dados realmente seguros, com um pouco de conhecimento é possível quebrar facilmente senhas de planilhas comuns ou até mesmo de seus projetos VBA.

É fato que não existe tecnologia 100% infalível contra ataques, mas você pode dificultar bastante o trabalho do invasor se souber como fazer uma proteção simples, a “Criptografia de Planilha”.

Eis o motivo deste método ser simples, em poucos cliques você pode proteger os dados de sua planilha com uma criptografia muito poderosa:

No Excel 2016

  1. Acesse o menu Informações
  2. Proteger Pasta de Trabalho
  3. Criptografar com Senha

O Excel utiliza a criptografia AES, com o um hash de 512 bits.

Quando uma planilha do Excel é salva apenas com a senha de proteção sem a criptografia, é possível visualizar o seu conteúdo com alguns números, que embora pareça um pouco “bagunçado”, é facilmente lido através de alguns softwares de leitura de XML:

Agora compare com o conteúdo do mesmo arquivo quando é utilizada a criptografia:

Com a criptografia, o conteúdo inteiro do arquivo é modificado para ser aberto apenas com a senha que foi cadastrada, então, caso você precise manter os seus dados em sigilo, e tem a certeza que não perderá sua senha, então comece agora mesmo a adotar a criptografia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *