[Intermediário] Consultar cotação do dólar do dia no Excel

O Banco Central possui um portal que oferece serviços de consulta a diversos dados muito interessantes, como valor do dólar, taxas de câmbio, cotações da bolsa de valores, etc.

Vou demonstrar aqui como fazer para capturar diretamente no Excel o valor da cotação do dólar usando um script muito simples, basta acessar a url abaixo para receber em formato JSON a cotação do dólar no dia escolhido.

https://olinda.bcb.gov.br/olinda/servico/PTAX/versao/v1/odata/CotacaoDolarDia(dataCotacao=@dataCotacao)?@dataCotacao='10-02-2018'&$top=100&$format=json

Dados no formato JSON recebido:

{"@odata.context":"https://was-p.bcnet.bcb.gov.br/olinda/servico/PTAX/versao/v1/odata$metadata#_CotacaoDolarDia","value":[{"cotacaoCompra":3.9499,"cotacaoVenda":3.9505,"dataHoraCotacao":"2018-10-02 13:07:29.213"}]}

Com estes dados em mãos, você pode utilizar qualquer ferramenta para transcrever a sua string em Json e colocar o conteúdo do arquivo em uma planilha do Excel.

Eu utilizo e recomendo que utilize o JsonConverter, que pode ser baixado gratuitamente em aqui.

Para ter a cotação do dólar do dia de sua escolha, basta modificar o conteúdo do url, que no exemplo está como 10-02-2018 (2 de outubro de 2018).

Caso precise de ajuda profissional para implementar este código ou então para automatizar a sua planilha, me envie uma mensagem através do formulário de contato que responderei em breve, se preferir, pode me enviar um e-mail através do endereço marcus@excelflex.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *