[Avançado] Usando SELECT para filtrar uma tabela no Excel

Você sabia que é possível utilizar uma instrução Transact-SQL para fazer filtros, agrupamentos, ordenações e diversos outros recursos usando apenas o SELECT dentro do próprio Excel?

No final deste tópico eu estou disponibilizando um modelo 100% funcional de como utilizar um SELECT para filtrar, e agrupar registros de forma muito mais rápida e simples do que usando AutoFiltro.
Para executar a instrução SELECT, vamos precisar apenas do objeto ADODB.Connection que pode ser criado a partir da função

CreateObject("ADODB.Connection")

Através da simples chamada ao procedimento SQLQueryExecute(), disponível no módulo anexo à planilha, podemos fazer a chamada de forma rápida e obter resultados fantásticos, tanto com relação ao desempenho quanto em relação à simplicidade do código.

 

Na planilha você encontra alguns modelos já prontos para testar a consulta na própria pasta de trabalho, basta selecionar um dos modelos prontos que o resultado será exibido imediatamente.

Caso queira testar usando seu próprio código SQL você pode inseri-lo na caixa de texto e clicar em Executar.

As informações disponíveis para consulta a título de teste foram retiradas do banco de dados Northwind e disponibilizadas nas planilhas Customers e Product.

Caso precise de ajuda profissional para implementar este código ou então para automatizar a sua planilha, me envie uma mensagem através do formulário de contato que responderei em breve, se preferir, pode me enviar um e-mail através do endereço marcus@excelflex.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *